Dicas sobre ergonomia: O trabalho sentado

          Muitas pessoas me perguntam como podem melhorar a sua postura no ambiente de trabalho para evitar as lesões por esforço repetitivo. Hoje, vamos conversar sobre a posição sentada. 

        Gostaria de começar com um pouco da história! Muitos povos não têm necessidade de assentos porque eles se acocoram, ajoelham-se ou agacham-se.  De onde vêm os assentos? A resposta antropológica é que eles foram originados como símbolo de status e poder. Apenas o chefe tinha o direito de sentar-se mais alto. Daí em diante, começaram a surgir assentos, sujo símbolo de status era revelado pelos detalhes de decoração e pelo seu tamanho. 


Vantagens do trabalho sentado

1.  Tirar o peso das pernas
2. Estabilidade da postura de parte superior do corpo.
3. Redução do consumo de energia.
4. Menor demanda sobre o sistema circulatório.

Principal Problema: A coluna Vertebral

O principal problema envolve a coluna vertebral e os músculos das costas, que em várias posturas sentadas não são aliviados, mas, de diferentes maneiras, são sobrecarregados. Cerca de 80% dos adultos têm dores nas costas, ao menos uma vez na vida, e a causa mais comum é problema de disco intervertebral.

Pressão no disco em quatro posturas



   













​               Conforme podemos observar na figura acima, a pressão nos discos pode ser maior na posição sentada ( semo uso de um apoio para as costas) do que quando de pé. A explicação recai no mecanismo da pelve e do sacro , durante a transição da postura de p[e para a sentada. 
   A parte superior da bacia gira para trás o sacro se encireita, a coluna vertebral passa de uma lordose para a forma reta ou de cifose.


O assento de trabalho: Dicas de um Coach!

               Pesquisas recentes indicam que um apoio alto para as costas, configurado de tal forma que siga o contorno das costas do ser humano, é recomendável tanto sob o ponto de vista médico quanto ergonômico. Tal conformação fornece suporte para a região lombar, quando a pessoa se inclina para frente (em uma postura de trabalho), e também relaxa os músculos das costas quando a pessoa se reclina para trás, porque mantém a coluna em uma posição natural.















​Regras de ouro sobre cadeiras de escritório:

1. As cadeiras de escritório devem ser adaptadas tanto para o trabalho tradicional quanto para o trabalho com equipamento moderno de tecnologia da informação, e especialmente para trabalhos com computador.

2. As cadeiras de escritório devem ser projetadas permitindo a postura inclinada para frente e reclinada para trás.

3. O apoio das costas deve ter uma inclinação ajustável. Deve ser possível fixar o apoio em qualquer ângulo desejado.

4. É necessário uma latura de encosto de pelo menos 500mm verticalmente acima do plano do assento.

5. O encosto deve ter uma almofada lombar bem conformada que deve fornecer  bom suporte para a coluna lombar entre a terceira vértebra  e o sacro.

6. Uma leve cavidade no plano do assento previne o deslizamento da região glútea para frente.

7.  Apoio paraos pés  é importante para pessoas com pernas curtas, pois evita que elas fiquem com os pés balançando.


8. Uma cadeira de escritório deve preencher todos os requisitos de uma ssento moderno: altura ajustável, assento giratório, borda arredondada e regulagens fáceis de usar.

É isso amigos, espero ter ajudado! Lembrem-se que um bom investimento no seu escritório irá prevení-lo de lesões futuras. O tempo de vida de uma cadeira bem construída está em torno de 10 anos, ou aproximadamente, 2.000 dias de trabalho. O preço de uma boa cadeira que reduz o descomforto físico e promove o bem estar é,  certamente um bom investimento.

Até a próxima, 
​Alberto Souza

My Image
My Image