Sete regras fundamentais para melhorar sua postura no trabalho

Quando o trabalho for o de segurar alguma coisa, estaticamente, a postura do corpo deverá ser tal que envolva o maior número possível de músculos mais fortes.  Essa é a maneira mais rápida de reduzir a carga de cada músculo.
Existem sete regras fundamentais para você melhorar a sua postura e, consequentemente evitar lesões futuras:

1. Evite qualquer postura curvada ou não-natural do corpo. A curvatura lateral do tronco ou da cabeça força mais do que a curvatura para frente.

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2. Evite a manutenção dos braços estendidos para frente ou para os lados. Estas posturas geram não só fadiga rápida, mas também reduzem muito o nível geral de precisão e destreza das operações realizadas com as mãos e os braços.

3. Procure, na medida do possível, sempre trabalhar sentado. Mais recomendável ainda seriam locais de trabalho onde se podeteia er alternância de trabalho sentado com o trabalho em pé.

4. O movimento dos braços deve ser em sentidos opostos cada um, ou em direção simétrica. O movimento de um braço sozinho gera cargas estáticas nos músculos do tronco. Além disso, os movimentos em sentidos opostos ou movimentos simétricos facilitam o comando nervoso da atividade.

5. A área de trabalho deve ser de tal forma que esteja na melhor distância visual do operador.

6. Pegas, alavancas, ferramentas e materiais de trabalho devem estar organizadas de tal forma que os movimentos mais frequentes sejam feitos com os cotovelos dobrados e próximos do corpo. 

7. O trabalho manual pode ser facilitado com o uso de apoio paa os cotovelos, os atebraços e as mãos. Os suportes devem ser forrados com feltro ou outro material termoisoloante e macio. Os apoios devem ser reguláveis para que possam se adaptar às diferenças antropométricas de cada indivíduo.

Forte Abraço,
Alberto Souza

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